As deliciosas Batatas de Bombaim

Receitas

A mistura de curcuma, sementes de papoila e piripiri dão a estas batatas um paladar muito próprio, que remete imediatamente para a Índia. Ou não fosse este um popular petisco que se come na rua em qualquer ponto do país.

Receita das Batatas de Bombaim

A receita original das Batatas de Bombaim (Bombay Potatoes) está associada à cidade indiana de Mumbai (antiga Bombaim), e manda fritar especiarias e sementes com a cebola em ghee*, juntando no final as batatas. Para tornar o prato mais saudável (e aquecer a casa), optamos por aloirar as batatas no forno em vez de o fazer na frigideira. O forno evita o uso de mais gordura, e o limão faz sobressair o paladar das especiarias e das ervas frescas.

É preciso:

1,5 kg de batatas com casca já lavadas, 1 colher de sopa de curcuma (ou açafrão das Índias), e outra de sementes de cominhos. 1 cebola, 1 limão, 2 colheres de sopa de sementes de papoila, ghee vegetal ou óleo de amendoim, meio ramo de salsa e meio ramo de coentros.

Cortar as batatas em quartos e coze-las em água e sal, enquanto o grelhador do forno aquece (uns 8 minutos). Escorrer e deixar secar um pouco antes de as colocar numa assadeira. Esmagar ligeiramente com um garfo, polvilhar com as especiarias, regar com (pouco) azeite e levar ao forno a alourar cerca de 20 minutos.

Entretanto, levar as sementes de papoila ao lume uns minutos, numa caçarola untada com azeite, agitando de vez em quando. Picar finamente a cebola e regar com o sumo de limão. Picar as ervas.

Quando as batatas estiverem loiras e crocantes, colocar numa travessa, deixar arrefecer um pouco e misturar os restantes ingredientes. Mexer e regar com um fio de azeite antes de servir quente, como acompanhamento, ou frio, como petisco, a qualquer hora.

*ghee é manteiga ou margarina vegetal clarificada, que em Portugal só existe em casas especializadas. Pode obter-se fervendo lentamente a gordura, e ir retirando a espuma e elementos sólidos que se vão separando. Ferve-se até ficar com uma cor dourada e translúcida. É usada sobretudo na culinária asiática, nomeadamente da Índia, Bangladesh, Sri Lanka e Nepal.

 

Sementes de papoila

Açafrão ou curcuma?

O açafrão das Índias, também conhecido por curcuma, é da família do gengibre e dá às batatas um belíssimo tom amarelo que imita o do açafrão. Está à venda na maioria dos supermercados e é um fortíssimo antioxidante. Como faz parte da composição das misturas de caril, estando por isso presente na alimentação diária dos indianos, alguns estudos apontam esta especiaria como a razão principal da Índia ter uma percentagem tão baixa de doença de Alzheimer, já que a planta parece ter um bom efeito na proteção contra as doenças degenerativas do cérebro.

As sementes de papoila encontram-se em hipermercados e além das lojas de comida saudável, e são sobretudo ricas em proteínas e ómega 3.

É um prazer passear pelos mercados e ver o que está disponível para confecionar a deliciosa comida indiana. As batatas e legumes estão sempre bem alinhados, separados por tamanhos, e a mistura de cores e texturas dá de comer aos olhos antes de aparecer no nosso prato. O melhor de tudo é que ao fim da tarde surgem sempre nas ruas uma série de carrocinhas que oferecem este e outros petiscos, cozinhados de fresco, na nossa frente.


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!