Bolo de Banana (da Série Bolos Castanhos)

Receitas

Tenho duas receitas de bolo de banana diferentes, e ambas fazem parte da minha “coleção” de Bolos Castanhos. Fica aqui o maior, mais leve e mais simples, porque estamos no verão e porque temos preguiça…

Receita de Bolo de Banana

Nesta receita de bolo de banana uso o azeite como gordura, mas também se pode usar outro tipo de óleo, como o de palma ou de amendoim. O azeite, no entanto, é mais saudável, e não deixa aqui nenhum sabor inconveniente.

É preciso: 3 bananas maduras esmagadas, 125 ml de iogurte de soja, 250 gr de farinha (metade -125 gr – em farinha integral), 125 gr de açúcar mascavado, 100 ml de azeite extra virgem, 2 colheres de sopa de fermento 1 colher de chá de sal, raspa de 1 limão e baunilha (facultativo).

Barrar muito bem uma forma clássica de buraco e aquecer o forno a 180º. Misturar os secos. Juntar os húmidos e levar ao forno cerca de 50 minutos. Experimentar com um palito se a cozedura está no ponto (o palito deve sair seco do centro do bolo). Deixar arrefecer antes de desenformar.

A banana é originária da Ásia, mas hoje em dia é cultivada em praticamente todas as áreas tropicais e subtropicais do planeta, da Índia ao Brasil, da Guatemala a Angola, e à Madeira.

Muito rica em água (70%), potássio e hidratos de carbono, é um fruto muito saciante – costumo até chamar-lhe o “pão da fruta” porque me serve de pão (mas com vantagens) quando faço uma viagem mais longa.

Pode ser consumida crua ou cozinhada, como sobremesa ou em acompanhamento de pratos salgados. Devido à sua consistência, também é por vezes usada para substituir os ovos na cozinha vegan, sobretudo em doces.

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Anne Gelfei Agosto 29, 2014 às 14:44

Fiz esse bolo e realmente é uma delicia! Já estou dividindo a receita com meus amigos!

Responder

Comedores de Paisagem Setembro 1, 2014 às 9:58

Que bom! Fico muito contente quando recebo feedback das receitas – assim sei que são mesmo boas! :)

Responder

Deixe o seu comentário!