Empanadas, doces ou salgadas

Receitas

As empanadas chegaram à América do Sul vindas de Espanha, e chegaram para ficar; hoje são um dos snacks mais populares em países como a Argentina, Chile ou Bolívia.

IMG_20160224_123432_resize

Receita de empanadas

Para recrear em casa esta receita de empanadas, um dos mais populares snacks da América do Sul, é preciso:

Para a massa: 500 gr de farinha, 60 gr de margarina e uma pitada de sal. Esfregar a margarina na farinha até ficar com um aspeto de areia molhada. Juntar água aos poucos, até poder formar uma bola, amassando o menos possível, para a massa não ficar muito dura. Reservar.

Para o recheio: Uma lata pequena de milho (choclo, um dos nomes que o milho pode tomar na América do Sul) a mesma quantidade de pimento vermelho, picado do tamanho de grãos de milho, e a mesma quantidade de queijo vegano, igualmente picado. Misturar e temperar com sal, pimenta (e piripíri, se quiser acrescentar um pouco de picante).

Dividir a massa em 6 bolas iguais, e cada uma delas em duas bolas. Esticar com o rolo e cortar rodelas (ou usar formas de rissóis) com cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Rechear com duas colheres de chá cheias do preparado de milho e fechar cuidadosamente.

As empanadas podem ser fritas ou assadas no forno – pessoalmente, prefiro-as assadas, por ser mais saudável e porque a massa fica crocante, contrastando com os ingredientes macios do interior. Para assar, colocar as empanadas num tabuleiro, sobre uma folha antiaderente ou de papel vegetal e picar uma vez com um garfo. Levar a forno aquecido a 180 º, até alourarem.

Acompanha bem uma salada e serve de snack ou entrada.

As empanadas tomam diversos nomes, consoante o país e o recheio. Geralmente são salgadas, mas também já vi empanadas com recheio de maçã e canela. Totalmente vegetarianas, é que só por encomenda. Há uns anos, tive a sorte de encontrar uma empanaderia na Argentina a abrir portas aos clientes naquele dia, e a simpática dona, não só fez empanadas veganas a meu pedido, como me ensinou a fazê-las – e é essa a receita que deixo aqui.

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!