Legumes grelhados, receita com sol

Receitas

Os legumes grelhados são mais um lembrete que uma receita: durante o verão, é bem melhor grelhar os legumes em vez de os assar, para evitar o calor que o forno faz. Já o molho, é uma especialidade mediterrânica que dá sabor a sol aos legumes.

 2015-05-29-19.20.49_resize

Receita de legumes grelhados com molho de todas as ervas

Pode fazer esta receita com todos os legumes de verão e também com cogumelos. E pode comê-la fria ou quente, sozinha, com um pão rústico de sabor suave como acompanhamento – os legumes marinados neste molho são um excelente recheio de sandes -, ou com um pouco de sêmola de trigo (cuscuz).

Preferimos usar legumes biológicos, pelo menos sempre que se destinam a comer crus e/ou com casca, como é o caso. As ervas aromáticas também são bio. Quanto ao molho, se faltar uma das ervas está aprovado – mas mais que isso já é considerado batota.

O alho grelhado fica com um sabor suave, ligeiramente adocicado, e dá aquele toque mediterrânico aos legumes. Bem grelhado, pode ser comido mesmo com casca.

Para os legumes grelhados, é preciso: 1 beringela pequena, 1 curgete pequena, 1 tomate grande, 1 pimento grande (de qualquer cor), uma cabeça de alho.

Lavar muito bem os legumes. Cortá-los (com a casca) em fatias com 8 mm a 1 cm de espessura. Ligar o grelhador elétrico ou aquecer o grelhador de fogão.

Levar as fatias de legumes a grelhar, até ficarem com as marcas do grelhador. Virar do outro lado e grelhar da mesma forma (deve virar-se o menor número de vezes possível, para manter a humidade). Se colar, pode pincelar ligeiramente com azeite.

A cabeça de alho deve grelhar durante todo o tempo que se demora a grelhar os legumes –e  ir virando de vez em quando.

Colocar as fatias de legumes prontas dentro de um recipiente, alternando os tipos de legumes. No final, juntar os dentes de alho separados, com a casca, regar tudo com o molho, e deixar marinar pelo menos 2 ou 3 horas.

Para fazer meio copo de molho de ervas aromáticas, é preciso: 10 folhas de manjericão, 10 folhas de menta, 3 pés tomilho, 2 pés de alecrim, 2 dentes de alho, 1/3 de copo de azeite extra virgem, sal e pimenta a gosto. Prefira ervas frescas, e não secas – neste caso, faz toda a diferença.

Correr a mão ao longo dos pés de tomilho e de alecrim para soltar as folhas. Juntar as restantes ervas e os dentes de alho e picar finamente. Regar com o azeite e deixar repousar antes de usar.

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Eleny Queiroz Julho 17, 2015 às 23:26

Obrigada pelas dicas. Gosto de viajar sozinha e espero aproveitar todas as informações que forem dadas sobre alimentos e viagens.
Um abraço fraterno.
Eleny Queiroz

Responder

Comedores de Paisagem Julho 20, 2015 às 11:28

Obrigada Eleny! E boas viagens… 😉

Responder

Deixe o seu comentário!