Lugares Sagrados

Lugares Improváveis

Construídos ou simplesmente eleitos pelo homem, há dezenas de lugares sagrados na Ásia que, pelas suas características bizarras, acontecimentos extraordinários ou obras sumptuosas, atraem milhares de pessoas todos os anos em peregrinação.

Monte Kailas e Lago Manasarovar, Tibete

Um camião leva peregrinos até ao início do trilho que circunda o monte Kailas. O percurso (kora) pode levar dois ou três dias a completar.

O monte Kailas é a montanha mais sagrada do mundo, considerada pelos budistas como o centro do universo e pelos hindus a morada de Xiva; juntamente com o lago Manasarovar, que fica na sua sombra, a apenas 30 km, são o lingam (masculino) e yoni (feminino) que representam a criação. Tem um cume em forma de diamante e 6.714 metros de altura, mas a sua ascensão nunca foi concretizada e é mesmo proibida, por causa da santidade do local.

Leva três dias a circundar o lago Manasarovar e apenas um dois o monte Kailas. Os dois percursos juntos são ums das mais importantes peregrinações para budistas tibetanos, bon po e hindus.

A kora do lago Manasarovar leva pelo menos três dias. Juntamente com o monte Kailas, é uma das mais importantes peregrinações para budistas tibetanos, bon po e hindus.

Também os jainistas e os bon po (a antiga religião do Tibete) consideram o monte Kailas e o lago Manasarovar sagrados. Este último fica a 4.600 metros de altitude e é considerado um símbolo do Sol e das forças da luz. Contornar o Kailas e o Manasarovar a pé são importantes rituais, sobretudo para os budistas do culto tibetano.

 Varanasi, Índia

Varanasi fica nas margens do Ganges e é uma das mais sagradas cidades do mundo.

Varanasi fica nas margens do Ganges e é uma das mais sagradas cidades do mundo.

Se há cidades sagradas no mundo, esta é, sem dúvida, uma das mais importantes. Varanasi ou Benares é a “cidade eterna”, um dos locais de peregrinação mais antigos e visitados do mundo. Construída nas margens do sagrado rio Ganges, é palco diário de abluções, funerais, consagrações e todo o tipo de cerimónias religiosas para milhares de hindus. Morrer aqui é considerado uma bênção, a libertação definitiva de reencarnações futuras.

Templo da Pedra Dourada, Kyaityio, Myanmar

Monjas sobem a escadaria que leva à Pedra Dourada.

Dizem que um cabelo de Buda mantém em equilíbrio este enorme rochedo redondo na beira de um precipício. Coberto de folha de ouro constantemente aplicada pelas centenas de peregrinos que todos os dias sobem o monte, Kyaiktiyo tornou-se um símbolo de fé e um dos mais sagrados locais de culto em Myanmar. Em redor cresceram templos e outras construções religiosas, mas nenhuma iguala o fascínio da Pedra Dourada.

Mesquita de Hizir Ibrahim Halilullah, Sanliurfa, Turquia

O local de nascimento e vida do profeta Abraão, na cidade de Urfa.

O seu nome, “Profeta Abraão e Amigo de Deus”, diz tudo sobre a santidade do local. Mesmo ao lado fica a Gruta de Abraão, onde se diz que o profeta nasceu e passou os dez primeiros anos de vida escondido do tirano local que tinha decretado a morte de todas as crianças. No mais puro estilo otomano, a mesquita e a madrassa adjacente nasceram para acolher os milhares de peregrinos que visitam este local diariamente.

Pico de Adão, Sri Lanka

O extraordinário cabeço rochoso de Samanalakande é considerado sagrado desde tempos imemoriais.

O extraordinário cabeço rochoso de Samanalakande é considerado sagrado desde tempos imemoriais.

Adam’s Peak, Sri Pada (pegada sagrada) ou Samanalakande, “o monte onde as borboletas vão morrer”, são os nomes do local onde uma marca parecida com uma pegada, mesmo no alto de um extraordinário cabeço rochoso, se transformou para cristãos e islâmicos no local onde Adão poisou o pé quando foi expulso do paraíso. Para os budistas, esta é a pegada de Buda ao deixar o mundo, depois de atingir a iluminação; para os hindus é a marca do deus Xiva. Seja qual for a crença, de dezembro a abril os peregrinos chegam aos milhares, e a multidão é tanta que a subida íngreme dos 5.200 degraus até ao cimo do monte chega a demorar onze horas.

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!