Há dois doces que são imediatamente associados à Turquia: o lokum, ou delícias turcas, e a baklava. É deste último que oferecemos hoje uma receita simples, mas que não desilude.
Baklava: da Turquia e não só
A baklava é a essência da Turquia: pode ser simples ou complexa, tem várias camadas e é muito doce… A história situa a sua origem nos Impérios Bizantino, Persa e Otomano. É conhecida em todo o Médio Oriente, mas fixou-se na cozinha do palácio de Topkapi, em Istambul, tornando-se um clássico turco.
As baklavas mais famosas são as que chegam diariamente a todas as cidades turcas vindas de Gaziantep, no sudeste do território.
Como de costume, a nossa receita é vegana, simples – e conserva todo o sabor original.
Para uma baklava, é preciso: uma embalagem de massa filo (para o exterior), 170 gr de manteiga vegetal, 250 gr de nozes, pistácios ou amêndoas, 60 gr de açúcar mascavado (para o recheio).
Para a calda é preciso: 250ml de água, 200 de açúcar, 1 colher de sopa de sumo de limão.
Ligar o forno em 220 º. Preparar o recheio, picar o fruto seco escolhido com um processador e misturar com os outros ingredientes.
Pincelar uma forma com a margarina – pode ser redonda ou quadrada. Colocar uma folha de massa filo e pincelar igualmente com margarina. Se for necessário, dependendo do tamanho da forma, pode cortar as folhas com uma tesoura e intercalar as sobras com folhas inteiras, sempre pincelando cada uma antes de colocar a seguinte.
Fazer, pelo menos, 8 camadas, antes de distribuir o recheio por cima. Repetir o mesmo processo com outras 8 folhas por cima do recheio, sempre pincelando cada uma com manteiga.
Levar ao forno durante 10 minutos, e diminuir para 150 º durante mais dez minutos.
Entretanto, preparar a calda, levando os ingredientes ao lume e deixando reduzir durante 15 minutos. Quando a calda estiver fria, regar a baklava e deixar absorver.
Servir polvilhada com pistácio moído, para dar cor (opcional).
Mais receitas da Turquia: Sigara Boregi, Salada de Beringela