Bolinhos de Batata na Grelha

Receitas

A batata é dos poucos vegetais de que ninguém ousa dizer que não gosta: quem não gosta cozida gosta assada, frita, em puré ou com casca. Ou na grelha, uma solução saudável, fora do vulgar e, no caso destes bolinhos de batata, absolutamente deliciosa. Quentes ou frios, acompanham bem uma alheira vegetariana.

Bolinhos na grelha com alheira vegetariana

Receita de Bolinhos de Batata na Grelha

Esta receita dá para cerca de uma dúzia de bolinhos de batata. Pode preparar o puré e guardá-lo no frigorífico, terminando a recita mais tarde.

É preciso: 1/2 kg de batata, 60 gr de margarina vegetal, uma pitada de noz-moscada, 1 colher de chá de fermento, cerca de 60 gr farinha de trigo.

Cozer as batatas e reduzi-las a puré. Juntar os restantes ingredientes e temperos. Quando a temperatura permitir, juntar a farinha e misturar bem com as mãos. Fazer bolas do tamanho de uma noz e deixar repousar uns minutos, enquanto o grelhador aquece. Achatar as bolas com as mãos, formar os bolinhos e grelhá-los alguns minutos de cada lado. Também é possível grelhá-los numa frigideira, em lume baixo e sem óleo.

São melhores quentes, mas frios também não são maus. Aproveite o grelhador quente para grelhar também uma alheira vegetariana*, e acompanhe com uma salada verde variada (alfaces, rúcola, etc.) e azeitonas.

A batata tem origem na América do Sul (ver receita de causa peruana), mas os maiores produtores mundiais da atualidade são a China, a Rússia e a Índia. É um tubérculo extremamente versátil.

Estes bolinhos são ótimos para levar na marmita para o trabalho, para um piquenique – ou para comer em casa como acompanhamento. Podem guardar-se no frigorífico e aquecem-se com facilidade, numa frigideira sem óleo.

*Encontra alheiras vegetarianas nos híper e supermercados; verifique se o revestimento exterior é igualmente vegetariano.


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Leila Outubro 12, 2012 às 22:03

Dizes que não são nada maus, antes pelo contrário, são deliciosos… os meus comeram-se quentinhos e com muita pena minha, não sobrou nenhum para levar na marmita do meu almoço.

Responder

ana Outubro 14, 2012 às 12:40

Ora ainda bem! Podes sempre fazer mais – é fácil, não é?

Responder

Leila Outubro 15, 2012 às 22:41

Pode parecer trabalhoso, mas faz-se uma dúzia num instante. Para as fãs da marmita é uma boa receita.

Responder

ana Outubro 16, 2012 às 11:39

Era exatamente essa a intenção! Fácil e “marmiteiro”…

Responder

Deixe o seu comentário!