Ir ao Sri Lanka e não comer bolinhos de lentilhas, é como ir a Roma…

Receitas

Vende-se de manhã à noite, no comboio e nas estações, nos autocarros, na rua e também nos restaurantes mais caros: os bolinhos de lentilhas, chamados wade, são o snack mais popular do Sri Lanka. E são veganos

Receita de wade (bolinhos de lentilhas do Sri Lanka)

Os wade, típicos bolinhos de lentilhas do Sri Lanka, são estaladiços, saborosos quentes ou frios, fáceis de fazer e ótimos para levar em marmitas ou para piqueniques. O único contra dos wade é serem fritos – mas uma vez não são muitas … e vale a pena provar esta receita tão tipicamente cingalesa. Sobre o excelente valor alimentar das lentilhas, encontram mais informações neste post sobre o dal bhat.

Para uma receita de cerca de 12 wades é preciso: 125 gr de lentilhas (com casca) demolhadas uma noite, 1 cebola e 2 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de sal, um pedacinho de gengibre ralado (do tamanho da cabeça de um dedo), 20 folhas de caril picadas, 1 colher de sopa de açafrão das Índias (curcuma), 50 gr de coco ralado, 1 colher de chá de piripíri, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de sopa de sementes de cominhos, 150 gr de farinha de arroz, óleo de amendoim para fritar, água.

Escorrer as lentilhas e misturar tudo muito bem, menos a farinha, óleo e água. Aos poucos, ir juntando a farinha e umas pingas de água, até conseguir uma mistura que consegue moldar em bolas que cabem na palma da mão.

Enquanto o óleo aquece, apertar as bolas na mão e moldar, deixando os wade com cerca de um centímetro de altura. Ir fritando mergulhados no óleo cerca de 4 a 5 minutos, até ficarem bem louros. Estes bolinhos de lentilha podem servir de snack ou entrar numa refeição, acompanhados por uma salada de verduras cruas e arroz basmati.

Caril com arroz de legumes, beringela frita, wade e salada – a excelente comida do Gem River Edge…

Por razões religiosas, no Sri Lanka, grande parte da população é total ou parcialmente vegetariana. Não é nada que os surpreenda, dizer-se que é vegetariano, e os restaurantes também estão sempre preparados. O arroz, sob várias formas, é a base da alimentação no país; arrozais, chá e floresta fazem parte da paisagem da ilha. Também muito comum na gastronomia do Sri Lanka é o uso das folhas de caril, que em Portugal só é possível encontrar em algumas casas da especialidade. Já a farinha de arroz e o açafrão das Índias podem ser encontrados nos supermercados mais conhecidos.

Muito do que aprendi sobre a comida do Sri Lanka devo-o à paciência do fantástico cozinheiro da Gem River Edge Eco Home. O lugar pertence a uma portuguesa e a um cingalês, a Carla e o Muna, e é simplesmente o melhor local para ficar enquanto se visita os santuários de Kataragama e o Parque Nacional de Yala.

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!