De quem é o Ceviche?

Receitas

A cozinha do Peru é rica e variada, não só pela diversidade ecológica e climática do país (oitenta e quatro dos cento e quatro ecossistemas da Terra existem aqui), que resulta numa variedade de produtos frescos absolutamente invejável, mas também pela qualidade e variedade de pratos, legado de uma cozinha milenar e fruto do gosto pelas refeições em família, tão apreciadas pelos peruanos. Experimentámos o famoso ceviche

Ceviche com causa

Receita de Ceviche Vegan

O ceviche é originalmente feito com peixe cru, que “coze” no vinagre e limão da marinada. Obviamente, a receita de ceviche do Comedor de Paisagens é vegan, ou seja, feita de “paisagem” – e só por isso já é mais saudável e não tem qualquer risco de toxicidade (a menos que os feijões sejam de conserva e tenham passado do prazo de validade).

É preciso: ½ cebola vermelha, 1 pimento vermelho, 1 pimento verde e 1 abacate, tudo cortado em tiras finas.

Juntar uma chávena de feijão cozido, 1 espiga (ou lata pequena) de milho e 3 tomates em pedacinhos.

Misturar 3 colheres de sopa de vinagre, o sumo de 1 limão, pimenta de Caiena e piripiri a gosto (em molho ou em pó). Também pode levar coentros picados. Regar os legumes e deixar marinar no frigorífico cerca de meia-hora antes de servir.

A gastronomia moderna do Peru é hoje uma mistura da herança indígena (dos Andes, da costa e da Amazónia) com a comida espanhola, mas também de influências mais recentes, como as cozinhas africanas, italiana, chinesa, japonesa e árabe. O orgulho na comida é grande, e têm surgido na imprensa peruana notícias sobre a sua possível candidatura a Património Imaterial da UNESCO.

Dito isto, o ceviche é um daqueles pratos apresentados como mais típicos e originários do Peru. O problema é que o Equador reclama o mesmo. Sem entrar em polémicas, fica aqui a receita, até porque o ceviche é muito bom nos dois países – mas o melhor é mesmo o feito em casa.


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!