Mais oui, il est très bon, mon clafoutis!

Receitas

Há que aproveitar bem a época das cerejas. Depois dos míni queques, sugiro agora uma receita clássica francesa que também não é nada má: o clafoutis de cerejas.

Clafoutis.texto_resize

Receita de clafoutis de cerejas

O clafoutis de cerejas é delicioso frio ou morno, e pode ser feito numa forma de tarte ou em individuais. Originária do Limousin, esta é uma das receitas que já se transformaram em clássicos da gastronomia francesa, tal como a Ratatouille.

A receita tradicional consiste em cerejas com caroço cobertas com massa de crepes, e há quem junte pequenos toques, como baunilha ou um pouco de amêndoa em pó. A nossa receita, além de retirar os ovos retira também os caroços, que é coisa que não gosto de encontrar quando como um doce.

Para um belo clafoutis de cerejas, é preciso: 500 gr de cerejas, 100 gr de farinha, uma colher de chá de fermento, 120 gr de açúcar, 30 gr de manteiga vegetal derretida, 50 cl de leite vegetal (aveia, soja ou arroz), 50 gr de maizena e uma pitada de sal.

Antes de mais, untar a forma ou formas que vai usar e ligar o forno a 180 graus. Depois deve lavar as cerejas e descaroçá-las – com um descaroçador ou uma faca – tendo o cuidado de o fazer sobre a forma para aproveitar todo o sumo que cai.

Distribuir as cerejas pela forma. Misturar a maizena com um pouco de leite. Juntar todos os secos e misturar depois com os húmidos.

Regar as cerejas com o preparado e, se quiser, polvilhar com um pouco de açúcar baunilhado. Levar ao forno até alourar. A consistência é pouco mais sólida que a de um pudim.

Pode comer-se morno ou frio. A mesma receita também fica muito bem com outros frutos sumarentos, como pêras, ameixas, amoras, pêssegos, etc.

As cerejas, além de muito saborosas não são excessivamente doces, e possuem qualidades alimentares indispensáveis que pode consultar na nossa receita de queques.

 

 

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Patrícia Junho 8, 2015 às 9:50

Que aspeto delicoso!
Como posso veganizar esta receita? O que me aconselha para substituir a manteiga sem alterar muito o sabor e a textura do produto final? Sou omnívora e não sei bem o que utilizar neste caso… mas não pode ser soja! Estou à procura de receitas vegan para aniversários infantis (para fugir do tradicional bolo de laranja feito com óleo), pois no grupinho do infantário do meu filho há uma criança com intolerância à lactose. O problema é que há outra com alergia à soja…
Muito obrigada desde já pelas informações!

Responder

Comedores de Paisagem Junho 9, 2015 às 17:01

Patrícia, o seu comentário foi precioso: ao perguntar-me como “veganizar” uma receita que já é vegan, obrigou-me a reler e vi onde errei. Pois é, estou tão habituada a referir-me à minha manteiga/margarina vegetal como simplesmente “manteiga”, que até parece que uso laticínios! Mas não, é manteiga vegetal, claro, e já corrigi!
TODAS as minhas receitas são veganas, porque eu também sou…
Obrigada! 🙂

Responder

la vie en vege Junho 24, 2015 às 19:28

Esta receitinha vem mesmo a tempo das últimas cerejas!! Espero ainda ter que cheguem para fazer. Parecem mesmo DELICIOSOS!

Responder

Comedores de Paisagem Junho 30, 2015 às 18:28

É muuuuito bom! 🙂
Depois contem como foi!

Responder

Deixe o seu comentário!