Rolo Crocante de Espinafres

Receitas

O inverno pede receitas de forno, que aqueçam a cozinha e estimulem o apetite. Com espinafres e massa Filo, este rolo guarda um interior bem quente e apresenta um exterior estaladiço e apetitoso – e nem sequer precisa de acompanhamento.

Receita de Rolo de Espinafres em massa Filo

Esta receita de rolo de espinafres usa massa Filo em vez da gordíssima massa folhada, e é tão simples que se faz “a olho”, praticamente sem pesos nem medidas. As folhas de Filo são translúcidas como o papel vegetal, muito maleáveis enquanto frescas (quando ficam secas, partem-se), e incrivelmente estaladiças depois de assadas.

É preciso: cinco folhas de Filo, azeite, 2 dentes de alho picado, um molho de espinafres lavado, 1 frasco (200 ml) de natas de soja, cerca de 80 gr de queijo vegan ralado*, sal, cominhos, caril, sementes de sésamo (gergelim).

Saltear ligeiramente o alho em azeite e juntar os espinafres crus, sal e especiarias. Quando o volume dos espinafres tiver diminuído, juntar as natas e o queijo, e deixar derreter um pouco.

Esticar uma folha de Filo, pincelar com azeite, colocar outra por cima, pincelar de novo e repetir, até ter cinco camadas de massa. Colocar o recheio e espalhar até cerca de 3 cm das bordas das folhas, que são dobradas para dentro, sobre o recheio. Enrolar e pincelar de novo com azeite.

Colocar o rolo num tabuleiro untado ou forrado com uma folha de papel vegetal. Polvilhar com as sementes de sésamo e levar ao forno a cerca de 180 graus, até aloirar. Servir quente ou morno. A massa tem hidratos de carbono, o queijo e as natas têm proteínas; os espinafres têm também proteínas, vitaminas, cálcio e potássio – não é preciso mais nada, mas uma salada de tomate fresco fica aqui muito bem.

A Massa Filo

Com a massa Filo podemos evitar as gorduras hidrogenadas que geralmente entram na composição da massa folhada (a menos que seja feita em casa) e escolher a nossa própria gordura para pincelar as folhas: margarina vegetal derretida ou azeite. Nas receitas salgadas como esta, ou em chamuças, por exemplo, opto geralmente por azeite.

As folhas compram-se em rolos nos super/hipermercados, estão prontas a utilizar e servem, tal como a massa folhada, para doces ou salgados. Podem cortar-se com uma tesoura de cozinha, do tamanho e forma que se quiser. Cada receita leva várias camadas de folhas, e cada uma é pincelada levemente com gordura antes de se colocar outra por cima. Depois dá-se a forma necessária e coloca-se o recheio.


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Cate Fevereiro 1, 2013 às 22:37

Parece delicioso! Vou experimentar!
As fotos estão lindas! Parabéns!

Responder

Comedores de Paisagem Fevereiro 4, 2013 às 14:30

Experimenta e depois conta-me!
Agradeço muito o comentário sobre as fotos; é que ainda ando a aprender a fotografar comida…

Responder

Deixe o seu comentário!