Junte-se uma base de pizza congelada, uns restos de legumes, azeitonas, queijo vegan e uma tarde fria de preguiça que dá vontade de ligar o forno – e voilà! Temos uma saborosa pizza feita em 15 minutos!
Receita preguiçosa de pizza
As melhores são as caseiras, mas a beleza da pizza é mesmo a sua simplicidade: com alguns restos de legumes e um pouco de queijo vegan faz-se uma refeição suculenta. Numa tarde preguiçosa, uma rápida investigação ao congelador e frigorífico podem revelar que temos à mão tudo o que é preciso para fazer um petisco fácil e que todos apreciam.
Neste caso, usámos meia curgete, azeitonas e massa de pimento. Mas cogumelos beringela, milho, espinafres, rúcula, tomate e mesmo ananás também seriam bem-vindos.
É preciso: uma base de pizza congelada, legumes a gosto, massa de pimento, polpa de tomate, azeitonas, queijo vegan*, azeite, orégãos e pimenta preta.
Aquecer o forno enquanto se prepara a pizza: barrar a base, ainda congelada, com polpa de tomate misturada com uma colher de chá de massa de pimento. Ralar o queijo e aplicar uma camada na massa. Cortar os legumes em pedaços e dispor por cima. Ralar mais queijo e polvilhar os legumes (podemos abusar, que o queijo vegan não tem colesterol!).
Dispor azeitonas e polvilhar com orégãos e pimenta preta ralada na altura, a gosto. Regar com um fio de azeite e levar ao forno. Apreciar bem o cheiro à saída do forno e comer com apetite.
A pizza começou por ser um prato de “pobres” no sul da Itália e veio a ser mais uma prova de que “a necessidade aguça o engenho”. Com uma boa combinação de elementos torna-se um prato completo que permite escoar pequenas quantidades de legumes e até fruta, e o resultado pode ser mesmo muito bom! Isto dito, a pior pizza que já comi na vida foi mesmo em Itália: Veneza, para ser mais concreta. Mas uma estadia na Sardenha redimiu os criadores deste prato típico e simples, quando me regalei com uma pizza branca caseira, que leva apenas ervas sobre uma massa fina.
*À venda em casas da especialidade e alguns hipermercados. Para derreter, prefiro o tipo mozzarella.
Pois amiga,eu usava os ingredientes certos,mas colocados erradamente …coisas da Olga
mas nao ficava assim tao mal,só que as tuas devem ser bem melhores!!!
tenho saudades da tua comida 🙁
Já sei: era a questão do queijo por cima e por baixo, não era? É bom quando os legumes ficam enterrados em queijo…
Quanto a minha comidinha, vais ter saudades durante mais uns meses…
Obrigada
Vou já experimentar
Lindas as fotos,até se sente o cheirinho!
Gostava de saber o resultado…