Esqueçam Katmandu

Viagens com Livros

O mundo olhou com surpresa para o Nepal em 2001, quando a família real foi assassinada dentro do seu próprio palácio. Para a escritora Manjushree Thapa, os acontecimentos de Katmandu são tudo menos lineares – tal como o resto da história do país. Está tudo no livro Forget Kathmandu.

 

Forget Kathmandu – An Elegy for Democracy

Na obra Forget Kathmandu, Manjushree Thapa ajuda a compreender os labirintos internos do Nepal, que aos olhos dos ocidentais parece um reino imutável. O mundo só começou a reparar realmente no país depois do assassínio brutal de onze elementos da família real em junho de 2001, alegadamente por um dos príncipes herdeiros. E os acontecimentos que se seguiram tiveram consequências que ainda não terminaram: caos político, guerra civil, subida ao poder do Partido Maoísta e a transformação do reino em república.

A verdade é que o Nepal está longe de ser apenas o melhor destino de trekking e montanhismo do mundo, com uma afluência de milhares de turistas por ano, uma capital monumental e uma oferta de “mística” a preços acessíveis, para os interessados em religiões orientais. Os seus cerca de 26 milhões de habitantes estão divididos em quase cem grupos étnicos e castas, setenta e uma línguas e dialetos, e apesar de 80% da população se considerar hindu, há também números visíveis de budistas, muçulmanos, animistas, cristãos e sikhs. Este é um país extremamente complexo, onde nada é tão simples como parece.

A começar pelo assassínio da família real: teria o príncipe Dipendra sido realmente o assassino da sua própria família? Se assim foi, teria sido manobrado politicamente, ou estaria apenas bêbado e zangado com a mãe, por esta não aprovar o seu casamento com uma namorada, da família Rana? E que rivalidade é esta, que opõe a família real dos Shah aos Rana, que também já governaram o país?

Forget Kathmandu tem como subtítulo An Elegy for Democracy, e tenta explicar a história e os meandros de um país fascinante, enquanto nos dá pistas sobre uma democracia que dá os primeiros passos com grandes dificuldades. Um excelente livro para quem gosta de história e quer saber mais sobre o Nepal.

A autora, Manjushree Thapa, nasceu em Katmandu e tem passado parte da sua vida entre o Nepal, os EUA e o Canadá. Já publicou várias obras documentais sobre o seu país, assim como obras de ficção, mas nenhuma está traduzida em português.

 

Pode ler mais sobre o Nepal aqui: Viagens na planície num país de montanhas. Trekking nos Anapurnas, Um prato de lentilhas e uma montanha


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!