Muita gente conhece a deliciosa matapa de Moçambique. Mas poucos sabem que em Madagáscar este esparregado de mandioca se chama ravitoto, e tem honras de prato nacional.
Receita caseira de matapa ou ravitoto
O ravitoto (Madagáscar) ou matapa (Moçambique) é uma espécie de esparregado de folhas de mandioca, geralmente com amendoim e leite de coco. Pode fazer-se a mesma receita com folhas de abóbora ou mesmo de espinafre, mas o sabor será necessariamente diferente. O melhor é comprar uma lata de folhas de mandioca em puré (saka saka) que encontramos à venda nos hipermercados, e fazer a receita a partir daí.
Para juntar a uma lata de saka saka é preciso: uma cebola média picada (e mais um pouco para guarnecer), meio copo de amendoins sem sal, 150 ml de leite de coco, óleo de amendoim, 2 malaguetas (ou quantidade a gosto), sal.
Grelhar ligeiramente os amendoins na sertã onde vai fazer o ravitoto. Reservar.
Aloirar a cebola num pouco de óleo de amendoim. Escorrer o excesso de água da lata de saka saka e juntar à cebola. Mexer e deixar reduzir o líquido.
Picar os piripíris e esmagar grosseiramente os amendoins. Regar as folhas de mandioca com o leite de coco, mexer e juntar o amendoim e o piripíri. Corrigir o tempero e servir com arroz branco e achard de legumes.
Este é um prato comum nos pequenos restaurantes populares que encontramos um pouco por toda a ilha. Mas a escolha de petiscos é variada, e há sempre qualquer coisa para vegetarianos. Aliás, quando se vê as condições em que a carne, peixe e marisco são expostos e vendidos, é normal os visitantes estrangeiros “converterem-se” em vegetarianos durante toda a viagem.
Outra receita típica de Madagáscar é o vary (arroz) de coco, cuja receita encontra aqui.
O ravitoto é a mesma maniçoba do Brasil…a diferença é que em Moçambique é feita com frutos do mar (siri mole)…No Brasil e em Madagascar é feito de carne de porco e boi. esse prato maravilhoso também é prato tipico do reconcavo baiano!! gostei do artigo!
Obrigada pela informação, Islândia. Não sabia, nem vi nada assim no Brasil…será que servem em restaurante? Ou é um prato mais caseiro?
Olha, aqui na Bahia, tem em restaurantes sim…na cidade de Cachoeira (recôncavo) é carro chefe! Em Moçambique e em Madagascar também são servidos em restaurantes populares e “chics”. Tive oportunidade de conhecer esses paises e esses pratos! Sabia preparar com carne, mas depois de ter ido em Moçambique, trouxe a tradição para casa no Brasil e faz o maior sucesso entre amigos. AMO!!!
Imagina! Em Madagáscar e Moçambique foi onde aprendi, mas estive na Bahia e passei ao lado! Que pena! Fica para a próxima!
…então quando vier por aqui faço uma pra você!
E as baunilhas de Madagascar? você viu que maravilha…nunca tinha visto baunilha de verdade, me apaixonei pelo sabor e aroma…
Abraços
Obrigada, Islândia! Eu trouxe um maço grande de baunilha para casa! Aqui é tão caro!
Não pude verificar, mas não me custa nada acreditar, dado o nível de vida baixíssimo do país. As crianças devem ser adultas desde os 8 ou 9, tomando conta de irmãos e fazendo tarefas para a família.