Paladar dos Andes: hambúrguer de Quinoa com molho ají

Receitas

Originária dos Andes, a quinoa tem sido recentemente apontada como uma bomba de proteínas. Esta receita de hambúrguer combina este grão com outros ingredientes que encontramos com frequência na comida do Peru, como o milho e o feijão. E para dar um toque ainda mais peruano, o molho escolhido é o ají.

5Hamburguer-de-quinoa_resize

Receita de hambúrguer de quinoa

Esta receita de hambúrguer tem como estrela a quinoa, grão originário dos planaltos dos Andes, nomeadamente do Peru, Bolívia, Chile e Colômbia, onde sempre teve um papel importante na alimentação local.

A receita combina ainda outros ingredientes que encontramos com frequência na comida dos Andes – o milho e o feijão – num hambúrguer fácil de confecionar e que pode ser congelado para ser usado mais tarde, por exemplo, na marmita que levamos para o trabalho.

O molho ají é típico do Peru e picante – mas pode sempre dosear o piripiri a gosto. Em vez de maionese vegan, nesta receita usamos tofu sedoso (o mais mole).

Para fazer hambúrgueres de quinoa é preciso:

½ cup de quinoa, o dobro de água, 2 colheres de chá de tomilho, 1 piripiri picado ou 1 colher de chá de colorau, 1 colher de chá de alho em pó, 1 copo de feijão branco cozido e esmagado, ½ copo de cebola picada, ½ copo de milho e 1/2copo de pimento assado e picado, ½ copo de farinha, sumo de limão, sal e pimenta.

Pode usar qualquer tipo de quinoa, mas nesta receita usei quinoa vermelha e grelhei os hambúrgueres num grelhador de fogão. Também pode assá-los no forno ou até fritá-los, mas grelhar resulta numa receita mais saudável.

Começa-se por cozer a quinoa na água, com o tomilho e o piripiri (ou colorau), durante uns 10 a 12 minutos. Enquanto a quinoa arrefece, mistura-se os restantes ingredientes, guardando a farinha para o fim.

Misturar a quinoa, temperar com sal e pimenta e finalmente, juntar a farinha. Guardar no frigorífico 15 a 20 minutos.

Formar seis bolas (a massa fica um pouco mole, mas os hambúrgueres seguram-se bem) e achatá-las até ficarem com o tamanho da palma da nossa mão. Enquanto faz os hambúrgueres, aqueça o grelhador. Coloque os hambúrgueres ao lume e deixe grelhar sem mexer durante quatro a cinco minutos de cada lado.

Pode servir frio ou quente, dentro de um pão, com tomate e folhas verdes a gosto para uma refeição rápida, ou servi-los com acompanhamento, como uma mistura de arroz agulha e arroz selvagem.

Para o molho ají é preciso:

1 a 3 piripiris frescos (pode tirar as sementes para reduzir a força do picante), 2 dentes de alho, um molho de coentros, 2 a 3 cebolas pequenas, ½ copo de tofu sedoso, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de sumo de limão, 2 a 4 colheres de sopa de água e sal.

Reduzir tudo a um molho grosso no liquidificador e temperar. Pode fazer um molho líquido ou picar apenas grosseiramente, para deixar alguma textura. Certifique-se de que as cebolas não são bravas, para não se sobreporem aos outros sabores.

 Mais receitas do Peru: Causa e Ceviche.


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!