A moussaka é um prato clássico da cozinha grega muito fácil de “veganizar”. Quase todos os tasquinhos da Grécia oferecem a sua versão deste prato – e esta não perde nada em sabor, dizem os carníveros mais ferozes…
Receita de Moussaka, um prato clássico da Grécia
Os ingredientes são comuns e fáceis de encontrar; é a combinação e o tempero que faz de cada moussaka uma lembrança dos dias quentes passados na Grécia e dos sabores fortes da comida mediterrânica…
É preciso: 2 copos de soja granulada, 3 tomates maduros, 4 beringelas, 1 cebola e 4 dentes de alho, meio molho de salsa, azeite, 4 colheres de sopa de polpa de tomate, sal e pimenta a gosto. É ainda necessária uma boa quantidade de molho bechamel. *
Demolhar a soja granulada. Escorrer e temperar com sal, polpa de tomate e a salsa picada. Grelhar fatias de beringela cortada ao comprido.
Estufar os cogumelos com cebola e alho e juntar tomate aos pedaços. Misturar com a soja temperada e deixar ao lume alguns minutos.
Numa travessa ligeiramente untada, colocar primeiro uma camada de beringela e uma camada de bechamel, seguindo-se a mistura de soja e cogumelos. Terminar com uma camada de fatias de beringela e cobrir com uma camada grossa de bechamel.
Levar ao forno cerca de meia hora, para cozer e gratinar. Servir com uma salada de folhas verdes. E no final, por que não um delicioso kataífi?
*Como fazer molho bechamel
O bechamel pode ser feito com 2 colheres de sopa de manteiga de soja, 3 colheres de sopa de farinha, 4 dl de leite (de soja, aveia ou arroz), sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
As doses indicadas são só para quem nunca fez bechamel; com alguma experiência sabe-se quanta manteiga será precisa, e tanto a farinha como o leite são medidos a olho, para obter a consistência e quantidade desejadas.
A manteiga é levada ao lume a derreter. Aos poucos junta-se a farinha e deixa-se engrossar, mexendo sempre. Depois junta-se o líquido aos poucos, mexendo bem para não fazer grumos, até obter a consistência desejada. Os temperos juntam-se no final.
Muitos parabéns pelo blog!Para quem gosta de comer e viajar, é a aliança perfeita sem sair do sítio.
Obrigada, Marcela!