Na Turquia, a comida é tão variada como as paisagens: praias, planícies e picos com neve, cidades agitadas e monumentos históricos, parece não faltar nada neste país. E a receita de sigara boregi é apenas uma, entre as muitas opções vegetarianas que é possível encontrar durante uma viagem neste grande território que une a Europa e a Ásia.
Receita turca vegetariana: sigara boregi
Muitas das entradas servidas nos restaurantes da Turquia são vegetarianas ou veganas. As receitas são simples e o resultado é extremamente saboroso, como é o caso destes sigara boregi ou a da salada de beringela que já apresentámos aqui. Basta combinar dois ou três destes mezze (o nome turco para entradas) e temos uma excelente refeição, geralmente bastante económica. O constante recurso a legumes e vegetais frescos faz da cozinha turca uma das mais variadas e saudáveis do mundo, e um dos melhores exemplos de fusão entre a cozinha mediterrânica e a do Médio Oriente.
Receita de sigara boregi
A receita é muito fácil e os boregi podem ser assados ou fritos; optei pela primeira hipótese, para tornar o prato ainda mais saudável. As medidas indicadas são apenas exemplificativas.
É preciso:
Cerca de 250gr de batata em puré (cozida com sal e esmagada), um pacote de massa Filo (a mesma que usámos para fazer o rolo de espinafres), uma cebola finamente picada,, um molho de salsa picada, uma pitada de colorau, sal e pimenta preta a gosto. Se quiser também pode juntar uma colher de sopa de queijo vegetal (de barrar ou ralado), óleo de amendoim para fritar ou azeite para pincelar.
Misturar todos os ingredientes do recheio. Colocar a massa Filo sobre a mesa e cortar quadrados com cerca de 15 cm de lado (pode fazer os boregi do tamanho que quiser, a medida é apenas uma indicação). Espalhar uma colher de sopa de recheio sobre uma das pontas e virar os lados sobre o recheio. Enrolar. Se fizer boregi assados, pincelar com azeite (muito pouco!) antes de levar ao forno, dispostos num tabuleiro; caso contrário, basta aquecer o óleo e fritar.
Fica muito bom acompanhado com um molho de iogurte e estragão, que se faz misturando um iogurte de soja natural (não açucarado) com uma colher de chá de estragão seco picado, uma pitada de sal, outra de pimenta preta e umas gotas de limão.