Michael Ondaatje: Running in the family, memórias do Sri Lanka

Viagens com Livros

Michael Ondaatje, o aclamado autor de O Paciente Inglês, nasceu no Sri Lanka. O seu livro Running in the Family é uma coleção de retalhos da vida da sua família e uma bela aproximação à vida dos burgher – uma minoria de descendência holandesa ou portuguesa – logo após a independência do país.

DSC_5665_resize

 Michael Ondaatje, o burgher

Nascido no Sri Lanka numa família burgher, Michael Ondaatje vive no Canadá, e é por causa de um sonho que regressa à ilha dos seus antepassados, para um mergulho nas suas raízes mais profundas através das memórias dos seus familiares.

Os burgher são uma minoria do Sri Lanka, constituída por descendentes de holandeses ou portugueses. Na altura da independência (1948) eram cerca de 50.000, mas o número decresceu com a emigração que se seguiu nos anos 50. Culturalmente abertos e ocidentalizados, os burgher falam inglês como primeira língua, até porque durante a época da colonização inglesa ocupavam altos cargos políticos e na economia. Hoje em dia continuam a destacar-se nas artes (o arquiteto Geoffrey Bawa, a designer Ena de Silva ou o escritor Michael Ondaatje, são apenas alguns exemplos) e a fazer parte das famílias mais prósperas do país, quase sempre estabelecidas na costa, entre Colombo e Galle.

Michael Ondaatje recebeu o Booker Prize com a sua novela O Paciente Inglês, que também foi deu origem a um filme. Mas para quem visita o Sri Lanka, este é o livro a ler.

São reflexos soltos de um país “onde ninguém usa meias e se lava os pés antes de ir para a cama”, “ onde as vacas param o trânsito, e fumegam depois das chuvadas”. As alegrias de um banho ao ar livre, durante a monção, uma avó que morreu de “causas naturais” (uma inundação), e a guerra entre o pai Ondaatje e alguém da família Bandaranaike, são alguns dos episódios picarescos repescados pelo autor em conversas e leituras; lugares como Nuwara Eliya, Kandy ou a linha ferroviária que liga Colombo a Kandy são o cenário de uma viagem familiar onde mergulha na história dos seus antepassados próximos. Numa ilha que, diz a lenda, fica a 30 milhas do paraíso…


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!