Casado na Costa Rica

Destaque / Receitas

Na Costa Rica, casado é o prato que todos os restaurantes servem, uma composição variável que começa com arroz, feijão e uma salada. Uma coisa é certa: estes são sempre casamentos felizes.

Na Costa Rica, quando se diz casado podemos estar a falar do que vamos comer ao almoço. Todos os restaurantes servem esta combinação de alimentos, facilmente servida na versão vegana, ou seja, sem bocados de animais ou ovos. A base é sempre o arroz, o feijão preto ou vermelho (ou então gallo pinto) e uma salada crua (tomate, alface, cenoura, milho…).

Depois há toda uma série de acompanhamentos, que vão da batata ou banana frita à batata doce, abacate, tortilhas, pimento, e tudo o mais que apareça na cozinha. Nos tasquinhos mais baratos, pode ter aspeto de redon (restos de ontem). Mas na verdade costuma ser tudo feito de fresco, até porque este é dos pratos mais comuns nos restaurantes da Costa Rica.

Para o meu casado vegano, preparei arroz branco, cozi feijão vermelho, fritei batatas e polvilhei com pimenta preta e ervas secas (orégãos e tomilho). Preparei alface, tomate, e um pouquinho de heura, uma proteína de soja pronta a comer que aqui até seria desnecessária, visto que já tinha o feijão, mas é tão saborosa…

E voilà! Mais um prato típico. Pode não ser tão extraordinário como são a natureza e a fauna da Costa Rica, mas é certamente sustentável e nutritivo.

Aliás, este pequeno país da América Central consegue ser um exemplo a nível mundial na área da ecologia. Por exemplo, ao desistir de ter um exército para concentrar as finanças na proteção de uma natureza que nos lembra a diversidade e a potencialidade do planeta onde vivemos, e que tem sido tão maltratado em nome de lucros instantâneos. Ideias para um novo caminho global…

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Deixe o seu comentário!