Pimento e nozes parecem uma combinação estranha, mas não em Aleppo, cidade histórica na Síria: a receita da muhammara, deliciosa pasta que fica bem com legumes ou pão, nasceu aí e espalhou-se até à Turquia.
Receita de muhammara
A par com o hummus e a maioneses de tofu, a muhammara é dos meus patês favoritos. Fica bem como entrada antes de uma refeição, acabado de sair do frigorífico, espalhado em tostas, fatias de pão ou até palitos de legumes crus.
Na Turquia é das pastas mais populares, tal como a salada de beringela, e há até quem a coma ao pequeno-almoço.
A muhammara é mais um exemplo dos deliciosos pratos vegetarianos que existem por todo o mundo, e podemos sempre dar-lhe um toque para o por mais de acordo com o nosso palato pessoal; para além dos ingredientes obrigatórios (ver foto abaixo), também pode levar menta e sumo de limão.
Para uma porção de muhammara é preciso:
500 gr de pimento vermelho em pedaços, 3 dentes de alho, 125 gr de nozes, 2 colheres de sopa de xarope de romã (pode ser substituído por xarope de agave), 2 colheres de sopa de pão desfeito em pedaços ou de pão ralado*, 1 colher de chá de coentros em pó, outra de cominhos. Sal, piripíri e azeite a gosto.
Colocar tudo no processador de alimentos e fazer uma pasta com a textura desejada; mais azeite significa mais untuosidade.
* O pão ralado dá à muhammara uma textura mais líquida, ao contrário do pão em pedaços.