Gallos à moda da Costa Rica

Destaque / Receitas

Gallo Pinto é a comida tradicional mais comum na Costa Rica, e Pico de Gallo, a salada fresca usada o México ao Panamá, um dos seus acompanhamentos frequentes. Com Salsa Lizano tudo fica bom…

Gallo pinto, pico de gallo e salsicha.

 Receita de Gallo Pinto

Este é o prato tradicional da Costa Rica, o bacalhau com batatas de cada lar, a comida caseira, aquilo com que sonha qualquer emigrante longe deste país da América Central. É perfeito para aproveitar restos de arroz e de feijão preto.

Geralmente é servido com patacones ou banana frita; bem regado com outro tesourinho local, um molho agridoce cujo nome – Salsa Lizano – nada revela sobre a sua composição, este é o prato que conforta o estômago de qualquer  costa-riquense.

A receita do molho é secreta, mas os ingredientes misturam vegetais adocicados, como a cenoura e a couve-flor, com sabor mais forte da mostarda. Também serve de marinada e aplica-se diretamente na comida; por exemplo, nos tamales. Compra-se em qualquer supermercado ou mercearia.

Para duas pessoas, é preciso: 1 tigela de arroz branco e outra de feijão preto já cozidos, 1 cebola pequena e 4 dentes de alho picados, 3 ou 4 colheres de sopa de Salsa Lizano (Molho Lizano), 1 piripiri (opcional), pimenta preta, azeite ou óleo de coco.

Fazer um estrugido no óleo com o alho, a cebola e o piripiri. Juntar o arroz já cozido, mexer e juntar o feijão. Corrigir o tempero com sal e pimenta, e regar com Salsa Lizano.

Em casa, não resistimos a compor o prato com uma salsicha e acompanhá-lo de pico de gallo feito de fresco.

Gallo Pinto servido num fast food da Costa Rica

Receita de Pico de Gallo

Esta é uma receita mais abrangente: vai, pelo menos, do México à Colômbia. Feita com algumas horas de antecedência e guardada no frigorífico, permite que os sucos frescos formem um molho saborosíssimo que combina com tudo – especialmente com um prato forte como o gallo pinto ou… umas bifanas!

É preciso: 1 tomate vermelho grande, 1 cebola pequena, 1 piripiri (se não quiser picante, um pimento pequeno), coentros frescos, sal e sumo de lima a gosto.

Picar tudo em pedaços pouco maiores que uma ervilha. Mexer e temperar com coentros finamente picados, sumo de lima e sal.

 

 


Pub


Quando viajo faço sempre um seguro de viagem pela Nomads


Alice Almeida Outubro 4, 2017 às 16:16

Pode ser qualquer tipo de feijão?

Responder

Comedores de Paisagem Outubro 11, 2017 às 17:11

Claro, Alice. Só indico aqui o que é mais comum na Costa Rica. Em casa podemos sempre variar…

Responder

Deixe o seu comentário!