A primavera é uma época deliciosa, cheia de coisas boas como favas e cerejas. Depois de uma receita clássica com favas, fica aqui uma menos usual (mas muito simples) com cerejas: uns míni queques ótimos para levar para qualquer lado.
A beleza interior das cerejas
Além de lindas e suculentas, as cerejas – sobretudo as mais escuras – são ricas em ferro, magnésio, fósforo e potássio. E todas as tonalidades são fartas em proteínas, açúcar, vitaminas A, B1, B2 e C.
Tal como outros frutos vermelhos, as cerejas são também ricas em flavonóides, o que quer dizer que têm propriedades altamente antioxidantes.
Mas quem é que precisa de ser convencido a comer cerejas?
Receita de míni queques de cereja
Estes míni queques de cereja têm a vantagem de serem fáceis de transportar para o emprego, para um piquenique – ou de levar na carteira para um momento guloso a meio da manhã. Se preferir pode faze-los maiores, ou mesmo em forma de bolo, ajustando o tempo de cozedura. Também pode substituir as cerejas e fazer uma bela receita com mirtilos frescos.
É preciso: 1 copo de cerejas descaroçadas, ¼ de copo de tofu sedoso (o mais mole), ½ copo de água, ¾ de copo de sumo de laranja, ½ copo de óleo de amendoim, 2 copos e meio de farinha, 1 copo de açúcar, 1 1/2 colher de chá de fermento e ½ colher de chá de sal.
Reservar as cerejas e aquecer o forno a 180 º.
Bater o tofu com os líquidos no liquidificador, até ficar uma pasta suave e homogénea. Misturar os secos numa tigela, fazer uma cova no meio e juntar a pasta de tofu.
Mexer bem e distribuir por forminhas de papel das mais pequenas. Espetar uma cereja em cima de cada uma e levar ao forno até cozerem. Dá cerca de 24 queques muito míni.