Aprendi na Sardenha esta receita de curgete recheada. Mas podia ter sido em qualquer outra parte de Itália, país pouco tímido no que diz respeito às receitas com legumes: assados, estufados, crus ou grelhados, a cozinha mediterrânica, sobretudo entre a França e a Turquia, tem sempre receita para uns legumes soltos que apareçam na cozinha.
Receita de Curgete Recheada
Esta receita lembra o verão, as esplanadas e o calor. Foi feita com duas curgetes das redondas, mas a escolha baseou-se apenas na beleza, e porque me pareceram “doses” à medida de uma pessoa.
É preciso: 2 curgetes redondas (ou uma grande e comprida), 1 tomate, 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, 1 colher de sopa de pão ralado, azeite, sal, pimenta preta, salsa e/ou cebolinho, sumo de limão q.b.
Cozer ligeiramente as curgetes a vapor (uns 10 minutos). Cortar uma “tampa” e esvaziar o interior com uma faca, ou uma colher. Reservar.
Fazer um estrugido ligeiro com o alho e a cebola picados, o azeite e o tomate em pedacinhos. Juntar o interior da curgete e deixar cozinhar. Juntar o pão ralado para engrossar um pouco e temperar com sal, pimenta preta e as ervas.
Rechear a(s) curgete(s). Tapar com a “tampa” cortada no início, e regar com um fio de azeite. Levar ao forno para assar e acabar de cozinhar. Come-se tudo, quente ou frio: o recheio e o “recipiente”!
Para manter a refeição fresca e pouco calórica, acompanha-se apenas com uma salada de cenoura ralada, abacate e azeitonas.
Curgete ou abobrinha
A curgete vem das Américas e é da família da abóbora – é por isso que os brasileiros lhe chamam abobrinha. Tem boas quantidades de ácido fólico, potássio e vitamina A, e é muito versátil: pode ser cozida, estufada, e é excelente grelhada, acompanhada por pimento e tomate igualmente grelhados – com um fio de azeite e umas ervas, aí está uma salada fria deliciosa.
Também entra em receitas clássicas como a ratatouille e é um alimento muito pouco calórico – se não lhe juntar muita gordura ao cozinhar, claro.
Receita com excelente aspeto! Partilhei no meu blog 😉
Obrigada! 😉